Quando se trata de transporte marítimo, muitos exportadores e importadores ainda não entendem corretamente o conceito de FCL e LCL.

As diferenças – e também prazos – de um para o outro podem ser grandes. Se você souber como o serviço se comporta, desde a origem até o destino, poderá organizar melhor a logística e transporte das suas cargas.

Neste artigo, a Ivezoon quer manter você informado e por isso, abordaremos os seguintes pontos:

  • conceito de FCL, e suas vantagens
  • conceito de LCL, bem como seus benefícios
  • dicas práticas ao escolher entre um modal e outro

O que é FCL?

Indo direto ao ponto, a sigla FCL significa Full Container Load e é uma modalidade de transporte marítimo em que o exportador ou importador utiliza um contêiner por completo para transportar sua carga. 

O FCL é recomendado para empresas que precisam transportar grandes volumes de carga, onde o custo por unidade seja mais vantajoso, e que busquem segurança e agilidade no processo de transporte.

Principais vantagens do FCL

  • Maior segurança

Como o contêiner é exclusivo, o risco de danos ou extravios diminui, se comparado com o LCL – onde abordaremos logo a seguir.

A mercadoria não é misturada com cargas de outros remetentes, o que evita manuseios extras e reduz a chance de avarias.

  • Custo-benefício para grandes volumes

Para empresas que movimentam grandes quantidades de mercadorias, o FCL é a opção mais econômica.

Mesmo que o contêiner não esteja 100% cheio, os custos por unidade de produto podem ser mais baixos do que no LCL, que é utilizado para cargas menores.

Ou seja, mais mercadorias podem ser transportadas, rateando o custo total do contêiner em mais produtos.

O que é LCL?

A sigla LCL significa Less than Container Load e é uma modalidade de transporte marítimo utilizada quando a carga de um exportador ou importador não é suficiente para preencher um contêiner por completo.

Nesse caso, as mercadorias de diferentes remetentes são consolidadas em um único contêiner, compartilhando o espaço e os custos.

O LCL é indicado para empresas que não têm grandes volumes ou para aquelas que buscam maior economia em envios menores.

O LCL é uma solução eficiente para pequenas e médias empresas que precisam participar do comércio internacional com custos mais baixos, tornando mercadorias importadas mais acessíveis.

Principais vantagens do LCL

  • Custo acessível para pequenas cargas

Como o espaço do contêiner é compartilhado com outros remetentes, o custo total do frete é dividido, tornando o transporte mais acessível para quem não tem volume suficiente para preencher um contêiner completo.

Ou seja, você irá pagar somente pelo espaço que ocupar.

  • Redução de desperdício de espaço

Para empresas que precisam fazer envios com frequência, mas com volumes variáveis, o LCL é uma solução que otimiza o uso do contêiner, evitando que espaços vazios sejam pagos no transporte.

É bastante utilizado para envios just in time.

O que escolher? Dicas práticas para este momento

Com os conceitos de FCL e LCL compreendidos, existem algumas características importantes no momento de você negociar a contratação do serviço.

Para FCL, além dos custos e prazo, atente-se também ao free time. Esse dado mostra quantos dias o seu container tem para, após chegar no destino, ser descarregado e devolvido ao terminal do armador.

Caso extrapole os dias de frete time, será cobrado um aluguel diário, em dólares, chamado demurrage.

Por isso, atente-se também aos custos de demurrage, pois ele varia de acordo com cada container, armador e agente de carga.

Caso seja possível, solicitei um contêiner NOR. Este tipo de conteiner tem um valor menor em relação ao dry, mas dependem de disponibilidade e também carregam um volume menor, devido ao espaço utilizado para refrigeração.

Lembrando que conteiner NOR significa non-operating reefer, ou seja, um container utilizado para cargas refrigeradas mas que está desligado.

Já para o LCL, opte por empresas que possuem embarques consolidados com frequência semanal, evitando assim que a carga fique parado por muito tempo na origem, esperando pelo navio.

Atente-se também para procedimentos de desova e o terminal de destino, no caso de importações, quando as desovas não são realizadas no porto, conduzidas a um terminal parceiro.

Conclusão

O transporte marítimo, seja na modalidade FCL ou LCL, oferece soluções adaptáveis às necessidades de empresas de diferentes portes e setores.

Enquanto o FCL é ideal para quem movimenta grandes volumes, garantindo maior segurança e agilidade, o LCL se destaca pela flexibilidade e economia para cargas menores.

Ambos os métodos permitem que empresas otimizem seus processos logísticos e controlem melhor os custos de transporte.

A escolha entre FCL e LCL depende de fatores como o volume da carga, a urgência no envio e o orçamento disponível. 

Independentemente da escolha, conte com a Ivezoon para o transporte internacional de suas cargas! 

Entre em contato com nossa equipe e entenda como otimizar suas operações com eficiência e economia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *