A consolidação de cargas é reconhecida como uma importante solução para empresas importadoras que trabalham com grande volume de compras, podendo servir também para compradores de pequenas quantidades de produtos oriundos de outros países.
Trata-se de um procedimento que ajuda o importador a organizar o seu processo de compras, seja para pequenas ou grandes quantidades, com diferentes fornecedores podendo agrupar as mercadorias no mesmo contêiner ou no mesmo bloco de contêineres. Este tipo de embarque é chamado de LCL.
O principal foco é ajudar a aproveitar da melhor forma possível os espaços físicos reduzindo custos e melhorando o transporte das mercadorias.
Precisamos ressaltar também que o contato e a contratação são etapas essenciais para manter a legalização e a qualidade dos trabalhos.
Em determinados casos, será possível reunir produtos de mais de um fornecedor para encaminhar para um único destino, podendo ser um galpão ou armazém, propiciando a gestão de produtos e redução de custos com frete, otimizando as entregas para os clientes.
Qual a diferença entre embarque FCL e LCL?
Estes são termos bem comuns dentro do comércio exterior. Mas você sabe qual a diferença?
FCL significa Full Container Load (contêiner totalmente carregado), ou seja, é quando o importador ou exportador utilizará totalmente o container com suas mercadorias.
Já o LCL significa Less Container Load (menos do que uma carga de contêiner), ou seja, é quando o exportador ou importador não possui carga suficiente para preencher um container. Dessa forma, vários embarques LCL são consolidados em um contêiner compartilhado, possibilitando a obtenção do baixo custo do frete.
Como funciona a consolidação de cargas?
Inicialmente, esse processo é praticado com a dedicação de trabalhos que visa alocar mercadorias pequenas para formar um montante de produtos mais abrangentes. Esse tipo de consolidação pode ser efetuada nas etapas de coleta, armazenagem e distribuição.
Quais as vantagens?
A utilização desse processo de organização e orientação de cargas geram como importantes vantagens:
- Redução de custos com frete;
- Redução do tempo de espera;
- Melhor organização para cargas e futuro estoque;
- Atendimento otimizado;
- Redução de atividades logísticas.
Sendo assim, esse tipo de controle gerado por essa consolidação permite utilizar menos containers e módulos, simplificando a análise e verificação das mercadorias.
Quando temos as cargas reunidas no mesmo container também concentramos o processo logístico em um único módulo. Também ajuda a economizar combustível, reduz o espaço de erros na logística distribuição e otimiza o espaço de armazenamento.
Quais as desvantagens?
Para empresas que pretende trabalhar de forma personalizada com a entrada e saída de mercadorias específicas ou destinadas para entregas especiais, esse processo poderá não ser atrativo.
Além disso, como utiliza o mesmo container, caso uma das mercadorias do container não for liberada, todo o módulo ficará retido comprometendo todos os produtos.
Em situações de roubo ou furto, toda a mercadoria poderá ser roubada junto podendo gerar prejuízos para as empresas com a perda total.
Ganhe vantagem competitiva com a consolidação de carga da Ivezoon
FCL ou LCL, somos a melhor opção de logística integrada para movimentar negócios entre a Brasil e o mundo.
A empresa Ivezoon Logistics foi fundada no ano de 2019, com a orientação de especialistas aduaneiros com mais de 35 anos de experiência.
A empresa oferece competência, inovação e segurança, buscamos a melhoria contínua nas operações de seus clientes.
Conheça os nossos serviços e descubra como profissionalizar os procedimento logísticos de sua empresa com dedicação e alta qualidade.
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.