Quem utiliza do mercado internacional para trazer mercadorias para o Brasil, precisa estar sempre atento a novas formas de reduzir o custo.
Seja através da operação, reduzindo custo de frete e outros manuseios logísticos ou então através de benefícios fiscais que isentem ou reduzem os impostos.
A boa notícia é que, para determinados segmentos, o governo brasileiro estimula a importação de mercadorias, concedendo benefícios fiscais, como a redução da alíquota do imposto de importação, durante um determinado período.
Mas atenção: para ter acesso a esse benefício, precisa-se estar publicado no diário oficial da união e o produto precisa atender exatamente às características descritas.
Esse benefício fiscal se chama ex-tarifário e, durante este artigo, entenderemos mais sobre:
- o que é o ex-tarifário
- quais os benefícios e como utilizar
- como ele impacta a indústria brasileira
O que é o benefício do ex-tarifário?
O benefício do ex-tarifário é uma política adotada pelo governo brasileiro com o propósito de incentivar o desenvolvimento industrial e tecnológico do país.
Através da redução das alíquotas de imposto de importação, aplicadas somente a bens de capital, bens de informática e bens de telecomunicações que não possuam produção nacional equivalente, esta medida nasceu com a ideia de aprimorar a competitividade das empresas brasileiras.
Ao aliviar o ônus tributário sobre a importação de bens que não são produzidos em território nacional, o benefício do ex-tarifário reduz os custos de aquisição desses itens, incentivando investimentos em setores-chave da economia, principalmente pelas indústrias.
A concessão do benefício do ex-tarifário é regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), órgão responsável por avaliar e deferir os pleitos apresentados por empresas interessadas em usufruir desta medida.
Os critérios para concessão do ex-tarifário incluem a comprovação da inexistência de produção nacional equivalente, o impacto na economia brasileira e a relevância para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país.
Quem busca obter o benefício do ex-tarifário deve submeter um pleito, detalhando as características técnicas dos bens a serem importados e justificando a necessidade da redução da alíquota de imposto de importação.
A análise do pleito considera a relevância do bem para a cadeia produtiva, sua contribuição para aumento da competitividade e inovação tecnológica, bem como o potencial impacto na geração de empregos e no crescimento econômico.
Uma vez deferido o pleito, a empresa beneficiada obtém uma redução temporária da alíquota de imposto de importação aplicável ao bem em questão, possibilitando sua importação a um custo mais acessível.
Quais os benefícios para a indústria brasileira
O ex-tarifário oferece várias vantagens significativas para a indústria brasileira. Os principais benefícios desse incentivo são:
Acesso à tecnologia: o ex-tarifário permite que as empresas brasileiras tenham acesso a equipamentos, máquinas e tecnologias de última geração que podem não estar disponíveis ou serem produzidos localmente.
Redução de custos de produção: ao reduzir as alíquotas de imposto de importação sobre bens de capital, informática e telecomunicações, o ex-tarifário diminui os custos de aquisição desses itens, resultando em uma redução direta dos custos de produção.
Estímulo ao investimento e à inovação: a possibilidade de importar bens de capital a custos mais baixos por meio do ex-tarifário pode incentivar os investimentos das empresas em expansão, modernização e atualização de seus parques industriais.
Aumento da competitividade no mercado: com acesso facilitado a bens de capital e tecnologia, as empresas brasileiras podem aumentar sua competitividade no mercado global.
Quais os impactos para a indústria brasileira
Os principais benefícios do ex-tarifário impactam de forma positiva a transformação no mercado brasileiro. Mas existem também impactos negativos a longo prazo.
Um deles, é a falta de incentivo à produção nacional desses bens. Ao mesmo tempo que a importação é facilitada, fica difícil para empresas locais tentarem produzir e conseguir a mesma competitividade.
Além disso, a longo prazo o ex-tarifário pode criar uma dependência externa, expondo a economia brasileira a riscos de outros países, mudanças nas políticas comerciais, entre outros fatores.
Conclusão
Neste artigo, pudemos entender o que é o ex-tarifário e como as indústrias têm utilizado este benefício para modernizar seu parque fabril, através da redução de custos na importação.
Facilitar o acesso a tecnologia de pontas, reduzir custos de produção e estimular investimentos com inovação contribui significativamente para o país, além de aumentar sua inserção no mercado global.
Convidamos você a entender mais sobre esse assunto, saber como pode usufruir de um ex-tarifário já em vigor ou até pleitear um novo.
A equipe da Ivezoon está à sua disposição.
Entre em contato agora mesmo e agende uma reunião.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!