Quando falamos em logística 4.0 nos referimos a um conjunto de soluções e evoluções tecnológicas que se encontram com o conceito da Indústria 4.0 ou quarta geração industrial.
Dessa forma temos um conceito mais avançado para o contexto logístico desde o seu planejamento e implementação de soluções. Abrange também diferentes níveis de mudanças para atender vários tipos de necessidades, investimentos e planos de resultados visando elevar a produtividade e reduzir custos.
Inicialmente, podemos afirmar que essa nova geração a ser implementada nos processos logísticos recebe os avanços tecnológicos focados para o crescimento da empresa, para o melhor relacionamento com os colaboradores e parceiros e, sobretudo, para cumprir os objetivos estratégicos de mercado.
O que é a Logística 4.0?
Ao nos referirmos a esse novo processo logístico, estamos nos colocando no contexto da indústria 4.0 visando atualizar o planejamento, a implementação e o monitoramento de todos os trabalhos logísticos.
Dessa forma, com o surgimento das novas tecnologias atreladas à indústria 4.0 temos a aplicação dessas novas tecnologias para elevar a eficiência do plano logístico.
Essa nova abordagem no plano logístico apresenta como meta o cumprimento de necessidades essenciais para a empresa e ampliação da participação da empresa no mercado através de processos tecnológicos inovadores.
Como a Logística 4.0 vai impactar o setor de comércio exterior?
No contexto de comércio exterior a aplicação dessa nova abordagem logística está ligada com a implementação de métodos mais simplificados de rede de comunicação entre os pontos de suprimentos e de transporte com utilização de equipamentos e softwares cada vez mais avançados.
Além de estar presente em mercados nacionais e regionais, esse nível de projeto poderá gerar mais proximidade e segurança nas transações realizadas entre diferentes países.
Quais são as principais tendências?
Atualmente, a principal tendência é considerar todos os processos práticos e operacionais a serem automatizados permitindo elevar o nível de produtividade e eficiência.
Nesse cenário, as empresas dedicadas utilizarão cada vez mais tecnologias como computação em nuvem, sistema de gestão, inteligência artificial e Big Data.
Quais são os desafios para implantação?
Dentre os principais desafios podemos destacar o processo de adaptação às novas tecnologias como a Inteligência artificial (IA).
Esse tipo de tecnologia permite que a máquina tenha autonomia para tomar decisões sem necessitar de todas as ordens humanas para liberação de pedidos, cargas e canais de transporte. Tudo realizado de forma automatizada em todo o processo.
Ao aplicar soluções orientadas pela inteligência artificial a equipe responsável pelo processo logístico poderá prever comportamentos, antecipar riscos, planejar trajetos e organizar cronogramas.
A IA promete empregar mais recursos para a equipe dedicada neste setor gerando ganho de tempo e eficiência para diferentes atividades na cadeia produtiva.
Por outro lado, o Big Data é outro processo tecnológico que promete reorganizar dados de forma mais rápida e em grande proporção. Esse segmento atua sobre uma grande quantidade de dados e muitas informações preciosas para a empresa.
Como a Ivezoon pode ajudar a sua empresa
A Ivezoon é uma empresa que está sempre se atualizando para atender da melhor forma possível os seus clientes e parceiros de mercado. Se você precisa organizar todo o processo de logística e comércio exterior de sua empresa, Fale conosco e descubra como otimizar seus lucros e reduzir consideravelmente os seus custos!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!